terça-feira, 31 de maio de 2011

Presente



‎"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para AMAR, ACREDITAR, FAZER e principalmente VIVER."

Dalai Lama

*

Amor


«Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor.»

Siddharta Gautama.

*

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Peace




«Anger cannot be overcome by anger. If someone is angry with you, and you show anger in return, the result is a disaster. On the other hand, if you control your anger and show its opposite – love, compassion, tolerance and patience – not only will you remain peaceful, but the other person's anger will also diminish.»


DALAI LAMA

DIA DOS VIZINHOS III




ASSIM NÃO :-((

DIA DOS VIZINHOS II



ASSIM SIM!

DIA DOS VIZINHOS I





«Celebra-se esta sexta-feira o Dia Mundial dos Vizinhos, que visa promover o combate ao isolamento social e incentivar um maior convívio entre as comunidades. Isto numa altura em que são cada vez menos as pessoas que a interacção entre vizinhos é cada vez menor.

O Dia Mundial dos Vizinhos nasceu em Paris, em 1990. A iniciativa partiu de Atanase Périfan e de um grupo de amigos, que criaram a associação “Amigos de Paris” (Paris d’amis) no 17º bairro da cidade, precisamente com o intuito de aproximar as pessoas. A primeira festa surgiu em 1999 e contou com 800 vizinhos.

O fenómeno foi crescendo de ano para ano, e chegou a vários países, tendo recebido a denominação de Dia Mundial dos Vizinhos no ano de 2003.»

in http://ldc.pt/noticias/noticia.php

*

quinta-feira, 26 de maio de 2011

AMEIXIEIRA-DE-ESPINHOS


Direcção Regional de Florestas - Madeira

AMEIXIEIRA-DE-ESPINHOS - Berberis maderensis
ARBUSTO ENDÉMICO DA ILHA DA MADEIRA.
AS FOLHAS SÃO CADUCAS NO VERÃO E APRESENTA FLORES AMARELO-DOURADAS, BRILHANTES DISPOSTAS EM CACHO.
OS FRUTOS SÃO BAGAS COM FORMA ELIPSÓIDE QUE SE TORNAM PRETO-AZULADOS QUANDO MADUROS. PLANTA QUE VIVE NA LAURISSILVA DO TIL E EM ESCARPAS ROCHOSAS DAS MÉDIAS E GRANDES ALTITUDES.

*

INFORMAÇÕES SOBRE O ARCANJO URIEL



Arcanjo Uriel é um dos sete Arcanjos posicionados no trono de Deus Criador e um dos quatro principais Arcanjos que servem a humanidade. Uriel cria as regras para o plano mental, nossos pensamentos e idéias, criatividade, percepção, julgamento, magia, alquimia, astrologia, consciência universal, ordem Divina, distribuição de poder, corrente cósmica universal e o meio ambiente da Terra. Uriel é o elo da humanidade com o mundo espiritual e pode mostrar-nos como encontrar nossa força interior através de um processo que nos ajudará individualmente na Mudança de Consciência e portanto acelerará a mudança do mundo humano para um mundo altamente consciente.

Como Arcanjo da Salvação, Uriel pode mostrar-nos como curar cada aspecto da vida, transformar desapontamentos em vitórias, encontrar bênçãos nas adversidades, e liberar o peso e as memórias do passado através da aplicação do perdão incondicional. Uriel utiliza sua espada de luz para purificar o mental e o entendimento emocional e transmutar energias vibracionais mais baixas em entendimento espiritual iluminado.

Uriel traz o poder do perdão incondicional para a humanidade como sendo a chave para transcender a Mudança, penetrando o Reino do Criador, e para as mais altas vibrações energéticas do reino e da consciência. Ele está liberando sua mensagem nestes tempos por que a humanidade foi indicada para, através de sua vontade própria, alcançar a Mudança de Consciência, humanidade essa que está pronta para ouvir, agir e transcender a experiência humana. Enquanto ele se posiciona no portão do Jardim do Éden com sua espada flamejante, para negar a entrada daqueles que se esqueceram de como amar a Deus Criador, ele também mantém a Chave de Entrada, a aplicação do Perdão Incondicional para todas as áreas de nossas vidas.

A frase principal de Uriel é:

“Eu agora me posiciono na corrente do Amor Divino, do Perdão Incondicional e da Abundância Ilimitada de Deus Criador”.

Fonte: www.urielheals.com


*

terça-feira, 24 de maio de 2011

Erva-de-coelho



ERVA-COELHO- Pericallis aurita

ARBUSTO ENDÉMICO DA ILHA DA MADEIRA, COMUM. OS CAULES SÃO RAMIFICADOS, AS FOLHAS TÊM UMA FORMA OVADO-TRIANGULARES. APRESENTA UM CONJUNTO DE FLORES DISPOSTAS NUM RECEPTÁCULO COMUM, DE COR PURPÚREA, POR VEZES ROSADA OU ATÉ ESBRANQUIÇADA. VIVE NA FLORESTA LAURISSILVA E ESCARPAS ROCHOSAS DO INTERIOR DA MADEIRA ACIMA DOS 1000M DE ALTITUDE.

*

AGUARELA

Porque somos feitos de tudo e somos feitos de nada.

Um pouco de mim é menina, um pouco mulher...
às vezes sensual, outra assexuada...

Sinto-me eficiente e eficaz, competente, e logo surge um novo desafio.
Dia a dia, luta a luta, batalha a batalha.

Caminho com amor no coração, um sorriso nos lábios e um ensaio de brilho no olhar.
Caminho sempre em frente procurando cada vez menos olhar para trás.
Levo uma mala de recordações, de sentimentos e emoções, tentando não ter mantido também as mágoas nessa bagagem.
Levo comigo os meus amores para todo o meu futuro.

Sou uma manta de retalhos com muita cor e brilho (sem dúvida)
Levo as cores do sol, do céu, do mar, da água e do sangue.
...
Esta sou eu...

Trapalhonazinha

FRIDA KAHLO - Vida pessoal




Casa-se aos 22 anos com Diego Rivera, em 1929, um casamento super tumultuado, visto que ambos tinham temperamentos fortes e casos extraconjugais. Kahlo, que era bissexual, teve um caso com Leon Trotski depois de separar-se de Diego. Rivera aceitava abertamente os relacionamentos de Kahlo com mulheres, mesmo eles sendo casados, mas não aceitava os casos da esposa com homens. Frida descobre que Rivera mantinha um relacionamento com sua irmã mais nova, Cristina, a muitos anos, o que revoltou Frida. Ela os flagra na cama e num ato de fúria corta todo o seu cabelo, que era bem grande, de frente ao espelho. Ela fez isso pois seu amor era tão grande por ele e tomou tanta raiva do marido que não conseguiu se vingar atacando ele e sim atacando a si mesma. Sua irmã teve 6 filhos com seu ex-marido e Frida nunca a perdoou. Após essa outra tragédia de sua vida, separa-se dele e vive novos amores com homens e mulheres, mas em 1940 une-se novamente a Diego, e o segundo casamento foi tão tempestuoso quanto o primeiro, marcado por brigas violentas. Uma curiosidade é que ao voltar para o marido, ela construiu uma casa igual a dele do lado da que eles tinham vivido. Essa casa era ligada por uma ponte e eles viviam como marido e mulher mas sem morarem juntos de novo, e se encontravam ou na casa dela ou na dele nas madrugadas. Durante o casamento, embora tenha engravidado mais de uma vez, nunca teve filhos, pois o acidente que a perfurou toda, comprometeu seu útero e deixou graves sequelas, que a impossibilitaram de levar uma gestação até o final, tendo tido diversos abortos.

Tentou diversas vezes o suicídio com facas e martelos, devido sua vida extremamente infeliz, já que ela viva sendo traída pelo marido e viviam brigando, mas não tinha coragem de se separar de vez dele, e também queria poder dar um filho a ele e nunca conseguiu. Mantinha seus casos por fora do casamento mas sentia falta era dele, e tinha que suportar outras mulheres armando confusão com ela por causa de Diego, que tinha muitas amantes.

Em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte pneumonia, foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte. Mas não se descarta que ela tenha morrido de overdose, devido ao grande número de remédios que tomava, que pode ter sido acidental ou não. A última anotação em seu diário, que diz "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar - Frida", permite a hipótese de suicídio.

Pesquisadores com base na autópsia de Frida acreditam que ela pode ter sido envenenada por uma das amantes de seu marido, que tinham raiva dela por ela ser a esposa.

Diego Rivera descreveu em sua auto-biografia que o dia da morte de Frida foi o mais trágico de sua vida.

Falar ao coração


«Tenho tanto para te dizer, para falar contigo, para silenciar, para questionar, para sentir. Tenho tantos sóis à espera de te queimarem a pele. Tantas luas à espera de encherem de luz o teu corpo. Tantos mares à beira das tuas praias desertas, preparados para as preencherem. E, no entanto, é sempre o silêncio que prevalece. A omissão do acto. A timidez. O constrangimento do olhar. O corpo fica, na ausência do verdadeiro encontro, a ansiar pela verdade das palavras e da dádiva. O medo fica com os olhos postos no futuro, apesar da coragem de hoje ser mais sábia e mais forte. Há uma luz que me indica o caminho. Sei bem os passos que terei que dar. Já foram analisados até à minúcia. E mesmo assim... No canto do quarto há um receio que espreita, à espera de tomar lugar no centro da história, logo que ela abra as cortinas do palco.» ...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O amor


«O amor magoa, meu querido. Magoa quando aqueles que amamos estão connosco, magoa quandi se vão embora, e magoa ainda mais quando se sabe que não voltaremos a vê-los. Mas ter desfrutado desses poucos momentos de felicidade vale bem a pena cada momento de sofrimento.»

*

Um pouco sobre Metatron


«Metatron no judaísmo místico, especialmente na Cabala é o Anjo Supremo mais poderoso.

Seu nome significa "Mais Próximo do Trono", conhecido como o Príncipe do Rosto Divino.

Tem a responsabilidade de ser encarregado da "sustentação da existência do mundo". Seus deveres coincidem com os dos Arcanjos e outros Anjos.

Dizem que ELE tem 72 asas, em 12 pares de 6. É o mais alto dos anjos, descrito como tendo de 2,5 à 4 metros, é uma figura bastante imponente.

ELE aparece como um ser enorme de luz branca brilhante. É o maior de todos os hierarcas dos céus, o Rei dos Anjos.

Alguns dizem que Metatron foi "originado" de Enoque, um personagem bíblico nascido na sétima geração após Adão, pai de Matusalém.

De acordo com o relato de Gênesis, capítulo 5, versos 22-24: "E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.

E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.

E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou".

Este pequeno trecho sugere que Deus o transformou em Metatron.»


in: http://sandramluz2010.blogspot.com/



O sofrimento é opcional



«A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca e que,
esquivando-nos do sofrimento,
perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional.»

*

Love & Peace




domingo, 22 de maio de 2011

CEREJAS


Apetece-me...

Uma nunca nos chega e ainda bem. Descubra os benefícios destes suculentos frutos

Esteticamente, a cereja é digna de qualquer quadro. Mas, ao contrário de uma natureza morta, este é um fruto com muita personalidade.

A sua cor chama a atenção, o sabor cativa-nos e, quando damos por nós, já ultrapassámos a dúzia. O melhor disto tudo é que não vamos castrar esta tentação, antes pelo contrário.

As cerejas são um verdadeiro maná de vantagens, que o nosso corpo tratará de reflectir. Por dentro e por fora. A ciência provou-as e a parceria já é do domínio público. Por isso, não só merecem ser pintadas como deverão ocupar um lugar cativo no nosso frigorífico. Aos pares ou às dezenas, renda-se às cerejas.

As pioneiras São as primeiras a surgir no Verão e das últimas a desaparecerem de cena. Estamos a falar das cerejas, cuja família, bem numerosa, se reparte em mais de mil variedades espalhadas por cada canto do mundo.

No entanto, quando olhamos para esta gigantesca árvore genealógica, a atenção recai sobre as cerejas mais escuras, quase negras, por serem detentoras de elevadas quantidades de ferro, magnésio e potássio. Entre as virtudes deste fruto destacam-se a capacidade analgésica, assim como os seus poderes anti-inflamatórios.

Contra o cancro

O ácido elágico, um fitoquímico com propriedades antioxidantes que está presente na cereja, inibe o desenvolvimento e reprodução de células cancerígenas.

Adelgaçantes esféricos

Devido ao seu poder saciante, aliado a muito poucas calorias per capita, as cerejas desempenham um papel protagonista quando o objectivo é perder peso. Cerca de oitenta e cinco por cento do corpo da cereja é composto por água e as suas propriedades depurativas ajudam a eliminar toxinas.

As fibras e o potássio favorecem uma boa circulação intestinal, assegurando a drenagem do sistema digestivo. E não só os adeptos de dietas que beneficiam ao comerem cerejas: os hipertensos e pessoas com problemas cardíacos e renais só têm a ganhar se os imitarem...

Envelope saudável

Por ser detentora de betacaroteno, a cereja ajuda a manter os tecidos cutâneos protegidos, defendendo-os das agressões externas. Aliás, os próprios «pés» deste fruto são utilizados como «ingredientes» em fórmulas cosméticas anti-envelhecimento.

Fruto da juventude

Os bioflavonóides impedem a degeneração celular e o elevado índice de minerais existente na cereja funciona como uma arma contra as marcas da idade, combatendo a desmineralização óssea e as queixas associadas à menopausa.

Texto: Teresa d'Ornellas

Zen



Como é linda a nossa «Casa»!...Planeta Terra XIX






Parque Nacional de Yellowstone


O Parque Nacional de Yellowstone é um parque nacional estadounidense localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. É o mais antigo parque nacional no mundo. Foi inaugurado a 1 de março de 1872 e cobre uma área de 8980 km², estando a maior parte dele no condado de Park, no noroeste do Wyoming. O parque é famoso por, entre outras atrações, seus gêiseres, suas fontes termais e por sua variedade de vida selvagem, na qual incluem-se ursos marrons, lobos, bisontes, alces, e outros animais. É o centro do grande ecossistema de Yellowstone, que é um dos maiores ecossistemas de clima temperado ainda restantes no planeta. O gêiser mais famoso do mundo, denominado Old Faithful, encontra-se neste parque. A cidade mais próxima do parque Yellowstone é Billings, Montana.

Muito antes da haver presença humana em Yellowstone, uma grande erupção vulcânica ejectou um volume imenso de cinza vulcânica que cobriu todo o oeste dos Estados Unidos da América, a maioria do centro-oeste, o norte do México e algumas áreas da costa leste do Oceano Pacífico. Esta erupção foi muito maior que a famosa erupção do Monte Santa Helena, em 1980. Deixou uma enorme caldeira vulcânica (70 km por 30 km) assentada sobre uma câmara magmática. Yellowstone registou três grandes eventos eruptivos nos últimos 2,2 milhões de anos, o último dos quais ocorreu há 640 000 anos. Estas erupções são as de maiores proporções ocorridas na Terra durante esse período de tempo, provocando alterações no clima nos períodos posteriores à sua ocorrência.

*

shiny

FRIDA KAHLO - Biografia

(Frida Kahlo - Le Due Frida/The Two Fridas - 1939)

Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul (A Casa Azul), em Coyoacán, que naquela época era uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México, hoje Coyocán é apenas um destrito, não sendo mais cidade.

Seu pai, Guillermo Kahlo (1871-1941), nasceu Carl Wilhelm Kahlo, em Pforzheim Alemanha, filho de Henriette Kaufmann e Jakob Heinrich Kahlo. Enquanto a própria Frida sustentou que seu pai era de ascendência judaico-húngara,[3] pesquisadores demonstraram que os pais de Guillermo Kahlo não eram judeus, mas luteranos alemães.[4] Guillermo Kahlo navegou para o México em 1891 com a idade de dezenove anos e, após sua chegada, mudou seu nome alemão, Wilhelm, para o equivalente em espanhol, "Guillermo".

A mãe de Frida, Matilde Gonzalez y Calderón, era uma católica devota de origem indígena e espanhola.[5] Os pais de Frida se casaram logo após a morte da primeira esposa de Guillermo durante o nascimento do seu segundo filho. Embora seu casamento tenha sido muito infeliz, Guillermo e Matilde tiveram quatro filhas, sendo Frida a terceira. Ela tinha duas meia irmãs mais velhas. Frida ressaltava que ela cresceu em um mundo cercado por mulheres. Durante a maior parte de sua vida, no entanto, Frida se manteve próxima a seu pai. Sua família continua tendo presença no mundo artístico até os tempos atuais; a atriz, escritora e cantora Dulce María é sua sobrinha-bisneta.

Em 1913, com seis anos, Frida contrai poliomielite, sendo esta a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofre ao longo de sua vida. A poliomielite deixa uma lesão no seu pé direito e, graças a isso, ganha o apelido Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). A partir disso ela começou a usar calças e depois, longas e exóticas saias, que vieram a ser uma de suas marcas pessoais.

Ao contrário de muitos artistas, Kahlo não começou a pintar cedo. Embora o seu pai tivesse a pintura como um passatempo, Frida não estava particularmente interessada na arte como uma carreira.

Entre 1922 e 1925 frequenta a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assiste a aulas de desenho e modelagem.

Em 1925, aos 18 anos aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez. Porém sofreu um grave acidente. Um bonde no qual viajava chocou-se com um trem. O pára-choque de um dos veículos perfurou as costas de Frida, atravessou sua pélvis e saiu por sua vagina, e seu hímen foi brutalmente rompido, causando uma severa hemorragia e ela ficou muitos meses entre a vida e a morte no hospital, pois teve que operar diversas partes e reconstruir por inteiro seu corpo, que estava todo perfurado. Tal acidente fez a artista ter de usar vários coletes ortopédicos de materiais diferentes, chegando inclusive a pintar alguns deles (por exemplo o colete de gesso na tela intitulada A Coluna Partida'. Durante a sua longa convalescença, começou a pintar com uma caixa de tintas que pertenciam ao seu pai, e com um cavalete adaptado à cama.

Em 1928 quando Frida Kahlo entra no Partido comunista mexicano, ela conhece o muralista Diego Rivera, com quem se casa no ano seguinte. Sob a influência da obra do marido, adotou o emprego de zonas de cor amplas e simples num estilo propositadamente reconhecido como ingênuo. Procurou na sua arte afirmar a identidade nacional mexicana, por isso adotava com muita frequência temas do folclore e da arte popular do México.

Entre 1930 e 1933 passa a maior parte do tempo em Nova Iorque e Detroit com Rivera. Entre 1937 e 1939 Leon Trotski vive em sua casa de Coyoacán.

Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista em um ensaio que escreve para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy de Nova Iorque. Não obstante, ela mesma declara mais tarde: Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade.

Em 1939 expõe em Paris na galeria Renón et Colle. A partir de 1943 dá aulas na escola La Esmeralda, no D.F. (México).

Em 1953 a Galeria de Arte Contemporânea desta mesma cidade organiza uma importante exposição em sua honra.

Alguns de seus primeiros trabalhos incluem o Auto-retrato em um vestido de veludo (1926), Retrato de Miguel N. Lira (1927), Retrato de Alicia Galant (1927) e Retrato de minha irmã Cristina (1928).


*

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como é linda a nossa «Casa»!...Planeta Terra XVIII

Menorca - Baleares III



RESPONSABILIDADE



«Tu não és responsável por ninguém. Não há nada deste mundo que te obrigue a sair do teu centro. Não há nada neste mundo que te obrigue a colocar os outros em primeiro lugar. Sabes porque é que há tanta gente que pura e simplesmente não consegue meditar?

Porque quando fecham os olhos e olham para o seu peito, lá dentro, estão tantas outras pessoas, tantas outras obrigações, aquele peito pesa tanto… As pessoas acabam por ficar angustiadas e param de meditar.

O que elas deveriam fazer era retirar toda essa carga de responsabilidade do seu peito. Compreender que não são responsáveis por ninguém. Cada um vem cá abaixo cumprir o seu desígnio, e se outro toma a frente, essa pessoa é impedida de limpar o seu karma.

Quem se responsabiliza pelos outros ou sente culpa por não tratar deles, é porque não se apercebe do mal que lhes está a fazer.Está a retirar-lhes a responsabilidade de limparem o seu próprio karma. Está a retirar-lhes a responsabilidade do livre-arbítrio. Está a retirar-lhes a iniciativa. Está a retirar-lhes a essência. E, em última análise, está a retirar-lhes a luz.

E ao se responsabilizar por outra pessoa está a fugir de si próprio, está a fugir da sua essência. E, em última análise, está a fugir da sua própria luz. Percebes, agora?»


in,O LIVRO DA LUZ – Pergunte, O Céu Responde,
de Alexandra Solnado


SIM, JÁ PERCEBI!


*

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Agir




«Em relação a todos os actos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental, cujo desconhecimento mata inumeras ideias e planos esplêndidos. A de que, no momento em que nos comprometemos, a Providência move-se também. Toda a espécie de coisas ocorrem e acontecem para nos ajudar, que, de outro modo, não teriam acontecido.

Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir, a nosso favor, toda sorte de incidentes, encontros e assistência material, que nenhum homem sonharia que viesse em sua direcção. O que quer que possa fazer, ou sonha que possa, faça-o.

Coragem contém genialidade, poder e magia.

Comece-o agora.»



Goethe


*

domingo, 15 de maio de 2011

Como é linda a nossa «Casa»!...Planeta Terra XVII






HOLANDA

(Des)encontros


«... não queres vir buscar-me para fugir contigo? Claro que sim, porque demoraste tanto tempo a ligar-me? oh, porque... sei lá, vens ou não vens? Vou, vou a caminho.
(...)
Beijaste-me só uma vez, mas esse beijo valeu mais do que todos os beijos da minha vida. É um segredo, não contes a ninguém. Não conto, promete, espantado. Onde é que isto nos leva? Pergunta depois. A lado nenhum, responde ela...
(...)
...a pensar que porcaria de vida esta, queria tanto ficar com ele, é o homem da minha vida. Limpa uma lágrima, recompõe-se.
... preso a uma perplexidade, sempre gostámos um do outro, mas achámos que a vida nos separava. Somos tão estúpidos...»


in »Desencontro», Tiago Rebelo

*

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Palavras


«Tenho tanto para te dizer,

para falar contigo,

para silenciar,

para questionar,

para sentir.

Tenho tantos sóis à espera de te queimarem a pele. Tantas luas à espera de encherem de luz o teu corpo. Tantos mares à beira das tuas praias desertas, preparados para as preencherem.

E, no entanto, é sempre o silêncio que prevalece. A omissão do acto. A timidez. O constrangimento do olhar.

O corpo fica, na ausência do verdadeiro encontro, a ansiar pela verdade das palavras e da dádiva.

O medo fica com os olhos postos no futuro, apesar da coragem de hoje ser mais sábia e mais forte.

Há uma luz que me indica o caminho. Sei bem os passos que terei que dar. Já foram analisados até à minúcia. E mesmo assim...

No canto do quarto há um receio que espreita, à espera de tomar lugar no centro da história, logo que ela abra as cortinas do palco.»

...

Como é linda a nossa «Casa»!...Planeta Terra XVI





Monte Shasta



Cordilheira das Cascatas no Estado Americano da Califórnia.

O Monte Shasta (em inglês: Mount Shasta) é um monte localizado na Cordilheira das Cascatas, no estado norte-americano da Califórnia, com 4322 metros de altitude e 2994 de proeminência topográfica, o que o torna um pico ultraproeminente. É o segundo ponto mais alto da sua cordilheira e o mais alto da Califórnia fora da Sierra Nevada. Tem a particularidade de o seu topo estar mais de 3000 m acima da planície que o rodeia.

Segundo a mitologia dos povos locais as grandes geleiras da montanha são "as marcas dos pés de Deus quando um dia veio a Terra".


*